quarta-feira, dezembro 26, 2007

Espera maridos

Quando hoje abri 'A minha cozinha' e comecei a ler as simpáticas mensagens de Boas Festas que aqui me têm deixado achei que tinha chegado o momento de voltar a dar vida a este espaço, mesmo que fosse com uma receita muito simples, que dá pelo nome de 'Espera maridos'. Recordo-me da minha mãe a fazer com bastante frequência exactamente por ser bastante fácil e permitir ultrapassar aquelas situações em que se torna necessário improvisar rapidamente uma sobremesa. Este Natal, em que o tempo dedicado às preparações culinárias foi escasso, resolvi recuperar a referida receita, inovando apenas um pouco na apresentação. Anteriormente o creme era colocado numa taça grande e depois polvilhado com canela, agora optei por o dispor nuns copos e adicionar mais alguns elementos.


Espera maridos
7 colheres de açúcar bem cheias; 6 ovos; 1 cálice de Vinho do Porto; 1/2 pacote de bolachas Speculas (Lidl); canela em pó.
Separar as gemas das claras e batê-las com o açúcar. Levar ao lume a engrossar, mexendo sempre. Em seguida, juntar o vinho e voltar ao lume para secar mais um pouco. Retirar e deixar arrefecer. À parte, bater 4 claras em castelo que depois se adicionam ao preparado anterior, misturando com cuidado para ficar um creme fofo. Colocar em copos de vidro e por cima dispor uma pequena camada de bolachas Speculas trituradas. Por último aproveitei as 2 claras que sobraram para fazer um merengue, batendo-as em castelo e juntando depois 2 colheres de sopa de açúcar moído. Coloquei no topo da camada de bolacha, em cada copo, uma colher de merengue e levei ao forno (grill) 1/2 minutos. Quando retirei polvilhei com um pouco de canela.