sábado, março 24, 2007

Bolo mármore em tons de verde

Nalguns dos blogues que habitualmente consulto, encontrei umas receitas muito sugestivas de bolos feitos com espinafres. Resolvi aproveitar a ideia e fazer algumas alterações na anterior receita de Bolo Mármore e o resultado foi surpreendente, em termos visuais e gustativos. Mas como ando a reduzir as guloseimas ofereci-o, não sem antes o ter provado. Foi um sucesso!
Bolo mármore verde
2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento; 1/2 chávena de açúcar amarelo; 1/2 chávena de azeite; 4 ovos; 1/2 chávena de leite; 1 colher de chá de essência de baunilha; 2 colheres de sopa de espinafres cozidos e reduzidos a puré; raspa de 1/2 limão.
Comecei por misturar todos os ingredientes com excepção dos espinafres e da raspa de limão. Dividi a massa em duas partes e a uma delas juntei o puré de espinafres e a raspa de limão. Coloquei, alternadamente, camadas das duas massas numa forma rectangular de silicone. Levei ao forno durante cerca de 45 minutos. Nota: a quantidade de leite deve ser ajustada em função da consistência do creme.