domingo, março 04, 2007

Bolo mármore de chocolate e açafrão-das-índias

Para mim, cozinhar sem dar asas à imaginação não tem qualquer graça. Embora adore comprar livros e revistas de cozinha, na hora de colocar as mãos na massa não gosto muito de estar presa a receitas, a não ser naqueles pratos que exigem métodos de preparação mais delicados. Gosto de inventar e procurar novas ligações. Na verdade, o pior que pode acontecer, e às vezes acontece, é o produto final não ser de todo comestível! No que se refere a este bolo mármore apenas tenho a lamentar não ter adicionado um pouco de pimenta moída ao creme de chocolate, que penso poder resultar muito bem. Mas, quando me lembrei já era tarde! Ficará para a próxima.
Bolo mármore de chocolate e açafrão-das-índias

Misturei 1 1/2 chávena almoçadeira de farinha com fermento, 1/2 chávena de açúcar, 1/2 chávena de leite, 1/2 chávena de azeite, 4 ovos inteiros e 1 colher de chá de essência de baunilha. Depois de bem batidos estes ingredientes, dividi o creme em duas partes. À primeira adicionei 2 colheres de sopa de cacau amargo e à segunda 2 colheres de chá de açafrão-das-índias. NUma forma de silicone comecei por colocar o creme amarelo e depois o creme castanho. Com uma faca procurei misturar um pouco os dois cremes. Foi ao forno (200ºC) durante cerca de 35 minutos.

Este é um bolo com pouco açúcar, ideal para numa tarde de chuva, como a de hoje em Lisboa, acompanhar com uma boa chávena de chá verde.