segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Outras influências

Hoje resolvi investir um pouco mais de tempo nos acompanhamentos de umas espetadas de frango, a que farei referência na próxima entrada. Preparei umas cenouras de conserva, seguindo uma antiga receita algarvia, que a minha mãe faz com muita frequência, e umas batatas confeccionadas com vários condimentos, cuja receita é uma adaptação do Baji de Batata, referido no livro Cozinha Indo-Portuguesa, de Maria Fernanda N. da Costa e Sousa. Os sabores exóticos destes dois acompanhamentos são um testemunho da influência que a gastronomia de outros povos e culturas ainda continuam a ter na nossa dieta alimentar diária.

Conserva de cenouras

Pelar as cenouras e cortar em rodelas não muito finas. Colocar a cozer num tacho com água e sal. Retirar do lume quando as cenouras ainda estão firmes. Escorrer bem a água e temperar de seguida com alho laminado, cominhos em pó, azeite e vinagre. Tapar o tacho, agitar para que os temperos se distribuam de forma uniforme, e deixar arrefecer. Servir a salada fria como acompanhamento.

Batatas com coentros e açafrão

Descascar e cortar 0,5 Kg de batatas aos cubos. Num tacho colocar óleo de milho e, quando bem quente, deitar 1 colher de chá de sementes de mostarda e 1 colher de chá de sementes de cominhos. Logo que comecem a estalar deitar 1 cebola grande picada, as batatas escorridas, 1/2 colher de chá de pó de açafrão-das-índias e um pouco de água.
Tapar o tacho e deixar cozer. De vez em quando sacudir o recipiente. Quando as batatas estiverem quase cozidas adicionar 1/2 ramo de coentros picados. Nota: é preciso ter cuidado com a quantidade de água para que no final as batatas não fiquem com molho, mas apenas húmidas. Podem comer-se quentes ou frias.