domingo, janeiro 07, 2007

Bolo Rei ou Bolo Rainha?


Desde que antes do Natal comemos um Bolo Rainha que nos soube muito bem, temos procurado comprar este bolo em vários locais o que nos tem conduzido a produtos com características muito diferentes, uns melhores que outros. Por isso, a minha mãe que todos os anos, nesta época, faz Bolo Rei resolveu este ano condescender e fazer um bolo com menos frutas cristalizadas, mas que não sei se lhe poderei chamar Bolo Rainha uma vez que ela não resistiu em introduzir-lhe uma cerejas cristalizadas. Contudo, a receita que vou transcrever é a que habitualmente a minha mãe faz, sempre com grande quantidade de frutas embebidas previamente numa dose também bastante generosa de Vinho do Porto.
Bolo Rei
750 g de farinha; 30 g de fermento de padeiro; 4 ovos; 100 g de frutas secas; 150 g de frutas cristalizadas; 1 dl de Vinho do Porto; 150 g margarina; 150 g de açúcar; raspa da casca de 1 laranja; raspa da casca de 1 limão; 1 colher de sobremesa rasa de sal refinado.
Picam-se as frutas (secas e cristalizadas) e colocam-se de molho nas bebidas. Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida e com uma chávena de farinha , retirada do total, prepara-se o fermento que se deixa levedar durante 15 minutos. Entretanto, bate-se o açúcar com a margarina e as raspas do vidrado da laranja e do limão. Juntam-se os ovos, um a um, batendo sempre muito bem, entre cada adição e junta-se depois o fermento anteriormente preparado. Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se tudo muito bem, de maneira a obter uma massa homogénea e elástica. Adicionam-se as frutas com o vinho, volta amassar-se e molda-se uma bola que se envolve em farinha e se deixa levedar, dentro de um alguidar ou tigela bem tapada, com um cobertor, durante 4 a 5 horas.
Quando a massa dobrar de volume, moldam-se um ou mais bolos, colocam-se num tabuleiro untado e faz-se um buraco ao meio, colocando nele uma tira de papel grosso a fazer o redondo ou uma lata redonda forrada de papel vegetal. Deixa-se levedar por mais 1 hora. Pincelam-se os bolos com gema de ovo e enfeitam-se por cima com frutas cristalizadas e secas, enterrando-as ligeiramente na massa. Vai a cozer em forno não muito quente. Depois de cozido pincela-se novamente o bolo com uma geleia diluída num pouco de Vinho do Porto.