sexta-feira, dezembro 22, 2006

Bacalhau no forno com brócolos e cenouras


Ainda estou em fase de poupar energia para a véspera e o dia de Natal, em que certamente serão muitas as horas passadas na cozinha. Por isso, hoje fiz uma receita rápida de bacalhau no forno, que se for feita com alguns cuidados resulta bastante bem.

Bacalhau do forno com brócolos e cenouras

Comecei por cozer duas boas postas de bacalhau, a que depois de tirei as peles e as espinhas, deixando-as em lascas. À parte fiz um refogado com azeite, três cebolas às rodelas finas, dois dentes de alho picados e 1 folha de louro. Quando a cebola começou a aloirar juntei-lhe o bacalhau, deixando-o ainda ao lume durante algum tempo para que este ganhasse mais gosto.

Fiz um puré de batata, substituindo a manteiga por azeite e juntando 1 colher de chá de alho em pó aos temperos habituais. Num prato de ir ao forno coloquei uma camada de puré de batata e por cima uma outra de brócolos e cenouras cozidas. Sobre estas coloquei o bacalhau, tapando-o depois com o restante puré de batata. Pincelei com gema de ovo batida e levei ao forno cerca de 25 minutos.