sexta-feira, novembro 10, 2006

Tarte de abóbora


Finalmente resolvi participar na iniciativa do Hemc5, que desta vez tem por tema a abóbora, com uma receita inventada por mim, embora esta questão da originalidade seja sempre relativa.


Tarte de Abóbora

Comecei por cozer 1 chávena de arroz em bastante água, a que juntei 2 cravinhos e 2 cascas de limão. Depois de cozido deixei a escorrer num passador. À parte, fiz uma calda fraca com 1 chávena de chá de açúcar amarelo e um pouco de água a que juntei cerca de 750 g de abóbora cortado aos bocados e um pau de canela. Deixei a abóbora cozer e que ao mesmo tempo a água se fosse reduzindo. Retirei o pau de canela e triturei o preparado com a varinha mágica. De seguida, juntei-lhe uma colher de chá de canela em pó, raspa de limão e 1/2 colher de chá de essência de baunilha.
Adicionei a abóbora ao arroz, acrescentando depois duas gemas de ovos. Por último, misturei as duas claras em castelo. Coloquei o creme numa tarteira previamente forrada de massa (250 g de farinha, 125 g de margarina, 5 colheres de sopa de água, sal) e levei ao forno cerca de 45 minutos.