domingo, novembro 26, 2006

Sopa de espargos verdes com poejos



Nem sempre as experiências que faço correm bem. Foi o caso desta sopa, que apesar dos bons ingredientes e dos esforços envolvidos na sua preparação não se traduziu num produto final muito agradável ao palato. Os espargos silvestres e os poejos comprei-os ontem no mercado de Évora, tendo começado logo a imaginar a bela sopa que dali ía obter, associando estas verduras a umas fatias de pão da Vidigueira e a uns queijinhos de ovelha.

Sopa de espargos verdes com poejos

Comecei por arranjar os espargos e cortá-los em rodelinhas pequenas. De seguida, refoguei uma cebola e 2 alhos picados em azeite. Adicionei os espargos e deixei fritar um pouco, antes de juntar cerca de 1 litro de água e três pés de poejos. Deixei ferver durante 10 minutos, depois de ter temperado com sal. Por fim, adicionei um ovo batido, mexendo sempre para que este ficasse aos fios.

À parte, coloquei nas terrinas individuais três fatias finas de pão, deitando-lhes por cima a sopa. Finalizei colocando em cima fatias de queijo de ovelha e levando ao forno durante cerca de 5 minutos para que este começasse a derreter.

Nota: os críticos gastronómicos que tenho em casa consideraram que a sopa tinha excesso de gordura, mas para mim os grandes culpados foram os poejos!