sábado, setembro 02, 2006

Sabores em memória

Como não podia deixar de acontecer regressei, das minhas férias em Aljezur, munida de uns quilos de batata doce, tendo em vista a realização de algumas experiências gustativas. Mas, na verdade a primeira ideia que me ocorreu não é de forma nenhuma inovadora, pelo contrário é um relembrar de certos sabores do passado.

Das memórias de férias da minha mãe, na sua tão querida Ilha de Faro, fazem parte as batatas doces assadas que se levavam para a praia, como farnel, e eram comidas entre banhos. No meu tempo, esse hábito já não existia, talvez por o considerarem excessivamente calórico ou simplesmente por os areais já estarem invadidos por vendedores de bolos e batatas fritas. Porém, há uma memória que eu retive, a das batatas doces fritas, em rodelas, polvilhadas com açúcar e canela. Nunca encontrei referência a esta receita em nenhum livro de cozinha, mas este era um dos doces que a minha avó, extremamente gulosa, gostava de preparar, primeiro para os filhos e depois para os netos. Hoje, munida de batatas doces algarvias, resolvi avivar esta lembrança.