terça-feira, setembro 05, 2006

Os biscoitos do Rogil


Na estrada que liga Lagos a Sines, na povoação do Rogil, logo a seguir a Aljezur, existe uma pastelaria que merece uma visita. Em grandes cestos de verga, forrados com toalhas de algodão, apresenta-se à vista gulosa dos clientes grande variedade de biscoitos, que vão desde os 'laços de amêndoa', os 'biscoitos de azeite e aguardente', os 'biscoitos de mel', os 'biscoitos de noz', os 'esses', etc. Têm em comum o facto de todos eles possuirem uma dimensão razoável, sendo por isso uma boa opção para o pequeno almoço ou para um lanche.

Este tipo de bolos, com origens medievais «biscoutos», fez-me consultar um livro que já comprei há algum tempo (Doces e manjares do Séc. XIX de Paulino Mota Tavares) onde se reproduz, por sua vez, um caderno de receitas de doces do Padre Joaquim Brito, um contemporâneo do célebre Abade de Priscos. Deste livro recolhi algumas receitas de biscoitos que a meu ver se aproximam muito das do Rogil.

'Tres arrateis de farinha em hum alguidar, depois põe a aquecer um quartilho d'azeite, e depois de bem quente se escalda com elle a farinha, misturão-se-lhe tres quartos d'assucar, e 20 ovos, e tudo mt.º bem amassado athe estarem capazes de se tenderem, e depois de feitos se untão por sima antes d'irem ao forno com gemas d'óvos.'

'A hum arratel d'assucar deitão-se 7 ovos, 4 com claras, e 3 só com as gemas, amassa-se tudo mt.º bem, e depois laçasse-lhe um arratel de farinha =: depois de tudo bem combinado, fazem-se esses, e vão ao forno, o q. deve estar brando.'

'A um arratel de assucar, meio de manteiga, e 13 ovos, 8 com claras e 5 só as gemas; depois de tudo batido com uma colher, deitâo-se-lhe 3 arrateis e meio de farinha, e depois de amassada, divide-se esta massa em pedaços, extende-se com uma razoula, q. fique a massa da grossura de meio dedo, depois pinta-se por sima como huma gema d'ovô, depois de pulveriza tudo com assucar e canella, depois corta-se com uma faca em bocadinhos, e fazem-se esses pª. ir ao forno'.



Nota: arrátel - peso que oscila, segundo os diversos autores, entre 459 e 463 gramas; quartilho - a quarta parte de uma canada, equivalente a meio litro.