quarta-feira, setembro 27, 2006

Entrada de espinafres e camarão

Hoje resolvi fazer uma entrada de espinafres com camarão, à semelhança de uma que provei num restaurante perto de Elvas. Não ficou exactamente igual, mas deu para perceber quais as alterações a serem introduzidas para aproximar mais a receita dos sabores que tenho em memória. De qualquer forma o resultado ficou bastante agradável.



Entrada de espinafres e camarão

Comecei por dar uma fervura nos espinafres, que a seguir deixei a escorrer. Paralelamente, fiz um refogado com cebola e azeite onde deitei, depois de alourar a cebola, alguns camarões cortados aos pedacinhos. Deixei ganhar sabor durante 1 a 2 minutos, juntando depois os espinafres que entretanto tinham sido picados. Temperei esta mistura com sal, noz-moscada e pimenta moída. Adicionei-lhe queijo parmesão ralado e um pouco de leite, apenas para ficar com uma consistência mais suave. Deixei arrefecer e depois juntei 2 gemas de ovos, e, por último, 2 claras em castelo. Coloquei em pratos individuais e levei ao forno cerca de 15 minutos.

Para a próxima, vou experimentar a preparar um molho bechamel, utilizando para o efeito a água de cozer o camarão, a que juntarei depois os outros ingredientes.