segunda-feira, setembro 18, 2006

Dinossáurios no prato

O Professor Galopim de Carvalho, conhecido pela sua luta pela preservação das pegadas de dinossáurios em Portugal, publicou há uns anos atrás um livro intitulado Com poejos e outras ervas, que ele considera não ser um livro de cozinha porque não ensina a cozinhar, mas sim uma colectânea de ideias e sugestões. No capítulo referente às Aves, o Professor refere que sobre estas não vai dissertar nem apresentar receitas:

'Mas há um outro domínio em que as aves, não a sua carne, mas os seus ossos, me têm interessado bastante. Estou a referir-me aos aspectos paleontológicos (...) No actual critério as aves são entendidas como dinossáurios avianos, uma adjectivação que se passou a usar para as distinguir dos tais, os que se extinguiram há 65 milhões de anos, de que muito se tem falado. (...) Assim, (...), quando estiver a comer o vulgaríssimo frango no churrasco, ou tiver no centro da mesa de Natal o tradicional perú, saiba que tem à sua frente dinossáurios sobreviventes da grande catástrofe, hoje criados aos milhões em aviários e alimentados sabe Deus como'. (Galopim de Carvalho, 2002, pp. 283/84)


Entre os destinos mais nobres que dou aos actuais descendentes dos dinossáurios destaco uma receita, de preparação muito fácil, mas com um resultado surpreendente.

Frango à Marta

1 a 1,5 Kg de frango cortado aos bocados

1 cebola grande

1 pacote de sopa de 'Rabo de Boi'

Azeite q.b.

1 colher de sopa de azeite

Sal q.b.

Refogar a cebola picada no azeite e na margarina, adicionar o frango cortado aos pedaços e deixar fritar um pouco. Acrescentar água e temperar de sal. Deixar cozer. Quando estiver quase cozido, deitar dentro a sopa de 'Rabo de Boi' desfeita em água. Misturar bem e deixar em lume brando, até engrossar.

Nota: é importante não esquecer que as sopas em pacote já têm bastante sal, para além disso devem ter-se em atenção os tempos de cozedura, para que o frango não fique desfeito e tenha bastante molho. Acompanha muito bem com arroz árabe (amêndoas e corintos).