sábado, setembro 30, 2006

Carne de porco enformada com espinafres

Com o fim de semana chegou a oportunidade de fazer mais algumas experiências. Desta vez, procurei melhorar o aspecto do tradicional rolo de carne picada. Lembrei-me de uma receita de Pão de Fiambre, que a minha mãe costuma fazer, e, à semelhança desta, resolvi enformar carne de porco, picada e temperada como se fosse para fazer um rolo de carne, mas recheando-a com esparregado. Carne de porco enformada com espinafres

Comecei por temperar 1 kg de carne de porco picada, como se fosse para assar no forno. Revesti uma forma de pirex com papel vegetal, o qual por sua vez untei com margarina. A seguir forrei a forma com fatias de fiambre. Depois comecei por colocar uma camada de carne temperada, a que se seguiu uma camada de esparregado e nova camada de carne. Coloquei umas nozinhas de margarina por cima e levei ao forno por 40 minutos, em banho-maria para evitar que o fiambre ficasse excessivamente assado.

Desenformei e deixei escorrer o liquído que entretanto se formou a partir dos espinafres, inclinando para esse efeito a travessa. Servi com molho de tomate e pimentos.