sexta-feira, setembro 01, 2006

Aljezur - percebes e batata doce

Aljezur é uma pequena vila, localizada na Costa Vicentina, que também dá nome a um concelho onde se localizam das mais belas praias portuguesas (Amoreira, Odeceixe, Monte Clérigo e outras), onde passei uns dias de férias. Do ponto de vista gastronómico Aljezur surge invariavelmente associada quer aos percebes quer à batata doce.













O s primeiros cozidos pouco antes de serem consumidos são realmente capazes de trazerem para a mesa sabores fortes que passamos a associar à paisagem agreste, mas de extrema beleza que marca todo o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Quanto à batata doce, também de excelente qualidade, é profusamente usada, seja como acompanhamento para pratos de peixe ou carne, seja mesmo como ingrediente principal na confecção de doces.



















No restaurante 'Ruth o Ivo', mesmo no centro de Aljezur, é possível comer uns óptimos percebes (sempre que à porta estiver afixado o respectivo cartaz), assim como um bolo de batata doce e amêndoa e um pudim de batata doce, ambos muito agradáveis. Para além disso, neste restaurante servem um prato de carapaus alimados com batata doce que para mim é uma associação particularmente feliz.

Carapaus alimados

Arranjam-se uns quantos carapaus, tirando-se-lhes a cabeça e as tripas. Deixam-se temperados de sal de véspera. No dia seguinte, lavam-se e podem mesmo deixar-se algum tempo de molho em água, para perderem o execesso de sal. Cozem-se em água a ferver durante cerca de 5 minutos. Tiram-se para fora e deixam-se arrefecer até que seja possível, com as mãos, retirar-lhes a pele.

Na versão mais tradicional, são servidos ainda quentes e temperados no prato com azeite e vinagre ou azeite e limão. Na versão do restaurante de Aljezur são servidos frios com rodelas de cebola, alho e salsa picados por cima, já temperados de azeite e sumo de limão, e acompanhados com batata doce cozida às rodelas.